07/09/2005

"Conhecer o Arboreto do Jardim de Serralves"

.
Visita integrada no programa Ciência Viva no Verão - Biologia
(promovida pelo Departamento de Biologia - Universidade de Aveiro)

Apesar de ser necessária inscrição prévia, ainda há disponíveis sete bilhetes para a visita (estive lá de manhã e perguntei). Aparecer junto à entrada do Museu às 14.30 (e perguntar no balcão pelo grupo...;-)

«Responsável pela acção: Rosa Pinho
URL:
http://www.biorede.pt/
Descrição: Durante cerca de 1 ano, a Universidade de Aveiro (LabSIG/Unave e Dep. de Biologia), produziram um sistema de informação geográfica das árvores e arbustos do Jardim de Serralves (LabSig). Foram identificados cerca de 4000 exemplares da Flora existente (Dep. Biologia). Este projecto conjunto representa uma valiosa ferramenta de trabalho para a Fundação de Serralves. Visitar Serralves de tempos a tempos e dar a conhecer um pouco do muito que aprendemos tornou-se imperioso, sendo este o 4º ano consecutivo em que o Departamento de Biologia, leva visitantes ao Parque. Este ano teremos em Serralves uma exposição das fotografias tiradas no âmbito desse projecto (Exp. Fotográfica de Junho-Outubro)Esta visita, no período da manhã, terá uma componente histórica, onde seremos acompanhados por alguém da Fundação de Serralves. A seguir ao almoço, os biólogos presentes darão a conhecer a componente botânica do Parque, os aspectos etnobotânicos e outras curiosidades que as plantas frequentemente despertam.»
.

1 comentário :

ManuelaDLRamos disse...

Apreciei imenso a visita guiada,e como esperava, sobretudo da parte de tarde dedicada à botânica, pois de manhã, apesar do interesse do que foi explicado, "sem querer" deixei-me muitas vezes para trás ficar a observar as plantas.
Aprendi muitas coisas, fartei-me de provar frutos e sementes ;-), gostei muito de conhecer pessoalmente a DrªRosa Pinho (as nossas trocas tinham sido sempre virtuais) e outros colaboradores do projecto(ver pp 13 e 14), nomeadamente a DrªLísia Lopes autora das belíssimas fotografias (que pode ver em exposição ao longo do caminho que ladeia o prado.
(Estranhei bastante apenas estarem três pessoas do Porto...)