30/05/2006

Invasão de traças

«Quase ninguém ficou indiferente à invasão de traças que este fim-de-semana aconteceu na região do Porto. Tratou-se, entre outras, da espécie Autographa gamma, um lepidóptero da família Noctuidae. O batimento de asas é tão rápido que torna impossível ver o bonito desenho que as asas anteriores apresentam: uma ornamentação prateada em forma de gama sobre fundo em vários tons de castanho pode ser uma explicação para o nome científico dado a esta espécie identificada por Linneu em 1758 (na altura recebeu o nome Phalaena gamma).

A rápida subida da temperatura destes dias poderá ser a causa da concentração em poucos dias da emergência destes noctuídeos migrantes. Nos próximos dias tudo voltará à normalidade e a vida destes indivíduos acabará, mas não sem antes terem deixado milhares de ovos cuidadosamente colocados nas páginas inferiores de folhas de diferentes espécies de plantas. Alguns dias depois haverá lagartas a alimentarem-se vorazmente das folhas de árvores como bétulas ou salgueiros, plantas herbáceas cultivadas como os cereais trigo, aveia ou cevada, e ainda em muitas plantas espontâneas da flora portuguesa como as urtigas, cardos ou trevos.

E para quem pensava que estas traças iam fazer buracos nas camisolas de lã e cobertores, pode ficar descansado. As traças da roupa são também borboletas que, tal como estas, tendem a voar à noite mas tratam-se de espécies dos géneros Tinea e Tineola da família Tineidae. São mais pequenas (9 a 16mm de envergadura contra 45mm da Autographa gamma) e geralmente preferem ficar em casa do que voar pelas ruas à volta de candeeiros e árvores.

Quanto a esta traça Autographa gamma, para o ano, por esta altura, quando a temperatura subir, teremos outra invasão nas nossas ruas, casas e árvores, para surpresa de muitos e gáudio de morcegos e aves insectívoras. Afinal, mesmo na cidade, as folhas das árvores também são importantes para criar biodiversidade.

Sites propostos:
http://ukmoths.org.uk/show.php?bf=2441
http://ftp.funet.fi/pub/sci/bio/life/intro.html
http://www.inra.fr/Internet/Produits/HYPPZ/RAVAGEUR/3autgam.htm
http://www.leps.it/SpeciesPages/AutogGamma.htm »
Texto de Ana Aguiar (Eng. Agrícola)

Foto de manueladlramos: "A minha palhinha é melhor do que a tua..."
Borboleta alimentando-se do néctar da flor de goivo (Cheiranthus cheiri)

8 comentários :

Anónimo disse...

Por acaso entrou-me hoje uma para dentro do carro, em Guimarães. E as bermas dos caminhos pululam delas...

Anónimo disse...

Finalmente descobri quem são e de onde vêm as meninas lagartas que costumam andar pela minha varanda todos os anos!
É uma área diminuta caso contrário e se se tornasse mesmo uma praga ... «Porquê continuar a aplicar pesticidas tóxicos se há alternativas eficazes com intervalo de segurança de zero dias e nocividade nula para os auxiliares ?»

nikonman disse...

Está explicada a invasão de borboletas nas escadas do meu prédio (Beja). Não percebi se vinham do Norte, pois a pronúncia não era muito clara. :-)
Obrigado pela informação!

bettips disse...

Ainda bem que aqui encontramos a diversidade, de conhecimento e notícia! Ontem falávamos (eu e Ana) desta invasão súbita. Elas são lindas, muitas ... mas cumprem o seu ciclo natural, aqui na cidade. Ficamos todos mais descansados e não precisamos de ir ao telejornal ...!
Abç

RPM disse...

por aqui ainda não apanhei nenhuma...

contudo, a fotografia está muito bem conseguida, independentemente de serem menos amigas das flores....

Abraço

RPM

Anónimo disse...

Cara Manuela,

a fotografia é linda e completamente a propósito. A Autographa gamma em adulto, tal como vimos estes dias, e alimentamdo-se numa flor, como vem a propósito para este blog. Parabéns.

Anónimo disse...

Sábado e Domingo à noite, em Espinho, havia muitas destas borboletas em rodopio à volta dos candeeiros ao longo do passeio da beira mar. Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

eduardo b. disse...

Coimbra já não está cheia delas. Mas esteve.