09/08/2005

Árvores do Jardim do Carregal #9


Foto: pva 0507 - Araucaria bidwillii no Jardim do Carregal, Porto

Agora que o Jardim do Carregal começa a ser recuperado, está na altura de retomarmos o inventário das suas árvores mais notáveis. A Araucaria bidwillii que hoje aqui trazemos - e que, apesar de altaneira e pujante, é mais jovem e de menor porte do que a do Jardim da Cordoaria (uma das novas árvores classificadas do Porto) - foi em 2004 protagonista de um incidente que vale a pena relatar.

Como se observa na foto, a casa que desfeava o jardim já desapareceu, demolida que foi, como aqui anunciámos, no final de Julho; mas quem teve a honra de lhe partir a primeira telha foi, em 2004, a nossa bidwillii, ao largar sobre ela uma das suas descomunais pinhas (que podem pesar até 10 Kg e caem inteiras). Nos mais de cem anos que a árvore conta de vida, não havia ainda registo de semelhante acidente; talvez só agora o clima seja favorável à eclosão das pinhas. Espera-se que, para prevenir algum desastre sério, haja o cuidado (que não existiu com a sua irmã da Cordoaria) de, na reconstrução do jardim, se vedar a vizinhança da árvore aos transeuntes.

Anteriores na mesma série: #1, #2, #3, #4, #5, #6, #7, #8

2 comentários :

Unknown disse...

Apre! 10 kg?!!!

Anónimo disse...

Estou curiosa... agora que o jardim ja foi "devolvido ao público" e com um dignidade salvaguardou-se a segurança das pessoas (e animais) no que diz respeito a esta araucária que larga a suas pinhas inteiras? Estou há imenso tempo para ir ao Carregal mas ainda nao tive oportunidade!
S. (de Sementinha ;-)