21/07/2005

Pinheiros mansos monumentais

.


Pinheiros mansos (Pinus pinea) monumentais na mata da Quinta de Santo Inácio em Fiães (Avintes- Vila N. de Gaia)
«Pinheiros Mansos
Estamos no local do antigo jogo de croquet. Antigamente este local era circundado de uma bordadura em granito e tinha junto uma fonte de água fresca. Não existem vestígios deste local de jogo mas os antigos pinheiros mansos aí estão, cada vez maiores.
A este propósito uma carta datade de 1800 faz-nos pensar que estas árvores poderão ser descendentes de uma plantação dessa época. Diz essa carta, assinada pelo Superintendente e Conservador da Marinha Real, que: "Pedro van-Zeller tinha um pinhal com mais de 50 anos que estava ferido por grandes pedras lançadas pelos rapazes para deitarem abaixo as pinhas carregadas de pinhões. Por esse motivo solicitou licença para o deitar a abaixo e semear um novo no mesmo local"»


(Pinheiros a salvo? Nem estes! Hoje no nosso país a arder não está nenhuma árvore a salvo. E quem diz árvore, diz bicho, diz pessoa! Viver no campo, na serra, perto de uma bouça ou de uma mata é estar em perigo de vida. Quantos por esse país fora com o coração nas mãos! )
...............................

Adenda:
TERRORISMO AMBIENTAL - DIA DE LUTO PELAS FLORESTAS
.

2 comentários :

Anónimo disse...

Só um desabafo em relação aos fogos. Tenho uma sensação de impotência cada vez que vejo as imagens na televisão ou ouço no rádio, que não sei descrever.Por um lado a evidência de que a maior parte das pessoas, da cidade, ou daqui de Lisboa começa a achar "normal" ou a chamar a "época" dos incêncios, sem ser criado nenhum sentido crítico em relação ao que é necessário fazer, por outro os testemunhos de bombeiros e populares que como dizes andam com o coração nas mãos, ou já sem ele como o idoso que morreu ontem.Será que é este o país que merecemos?

Ponto Verde disse...

Belissimos , mas mais ninguem parece que os planta mais...ninguem pensa hoje em plantar para o futuro, so para as proximas eleicoes. Hoje, pinheiros mansos so de plastico MADE IN CHINA , numa loja Chinesa perto de si...