20/10/2005

Paineira na Terceira


Fotos: pva - 30 de Setembro de 2005

Já antes aqui falámos, a propósito da árvore centenária no Jardim das Virtudes e de algumas jovens árvores no Jardim Botânico do Porto, da Ceiba speciosa (antes chamada Chorisia speciosa), conhecida no Brasil, de onde é originária, por paineira ou paineira-rosa. No Porto a floração é sempre escassa - e, em qualquer caso, ainda não começou; mas em Lisboa, e em particular no Jardim das Amoreiras, elas são a atracção do momento. Se puder também dar um pulinho a Cascais, não perca as paineiras-amarelas em flor. (Cabe aqui noticiar que essas árvores da Linha têm descendência no Porto, e que quatro dos seis rebentos, já espigadotes, foram esta semana plantados ao ar livre.)

Falta falar das elegantíssimas paineiras nas fotos: moram em Angra do Heroísmo, a da esquerda no Jardim Duque da Terceira, a outra no jardim do Palácio dos Capitães Generais. Quando as visitei, no último dia de Setembro, a floração mal despontava, mas prometia ser abundante. Alguém da Terceira pode mandar notícias frescas?

2 comentários :

Rosa disse...

Tenho lá no meu "jardim" as Paineiras de Lisboa.
rosa

Paulo Araújo disse...

Muito obrigado pelas belíssimas prendas; já lá fui espreitar. A Chorisia do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa é realmente extraordinária: uma árvore gigantesca e ao mesmo tempo esbelta. Estive ao pé dela no mês passado, mas infelizmente não levava máquina fotográfica. Também passei no Príncipe Real e na Praça das Flores; no jardim desta última, pequeno mas muito aconchegado, também há algumas jovens Chorisias.