17/10/2005

Plátano de Alijó


Plátano monumental de Alijó, conhecido como a "árvore grande". Plantado em 1856 e classificado de interesse público em 1953. Segundo Ernesto Goes , ca1984, tinha «6 m. de P.A.P., 30 m. de altura, e 26 m. de diâmetro de copa.»

6 comentários :

Anónimo disse...

Ainda bem que de vez em quando vemos um exemplo assim! Ajuda a acreditar que nem todo o país deita árvores abaixo para fazer jardins... (essa é para o guiness!)

Anónimo disse...

A navegar, parece que nos ligamos todos! A verdade é que uma amiga querida, com 8 anos, descerrou esta placa do centenário, em 1956, com o seu Pai ao lado. Já um dos que a tinha plantado, era o seu bisavô Torcato Luís, na altura pres. Câmara de Alijó. Ela adorou ver esta foto e esta árvore que sempre a acompanhou até hoje e é quase um assunto de "família". Ainda bem que se conserva!
EP

Anónimo disse...

Meu Caro EP,

espero que volte a este blog.
quero, e vou, fazer uma reportagem sobre esta árvore para o dia 21 de Março: recuperar a historoa, reavivar simbolismos, ouvir pessoas. percebi que conhece algumas.
pode ajudar-me com esses contactos?
até breve, espero
nuno amaral
namaral@publico.pt

Anónimo disse...

Já avisei a E.P. ;-)

Anónimo disse...

Ok amigos, amanhã vou avisar a minha amiga para contactar o Nuno e evt arranjar conhecimento em Alijó para dar outras info.
Obg Mauela
Elisabete

Isabel MM disse...

https://www.treeoftheyear.org/vote