07/05/2006

Tobira or not tobira..

.

Pittosporum tobira em flor no jardim da Rotunda da Boavista ( fotos: manueladlramos)

De dentro da loja onde precisei de ir, enquanto esperava sem gosto pela vez de ser atendida, deixei o meu olhar alongar-se pelo jardim: não se deteve nos relvados ralos sem ponta de cor- já há uns tempos que aí nada floresce- mas pousou encantado numa árvorezinha resplandecente à qual me dirigi assim que fiquei aviada. O jardim continua pouco frequentado e por isso não precisei de disputar a ninguém o banco, lugar privilegiado ao sol da manhã de sábado, debaixo da árvore que rescendia um aroma (in) confundível com o da flor de laranjeira.
A estas plantas (árvorezinhas e arbustos) gosto de lhes chamar apenas tobiras. É o designativo da espécie e parece ser assim que lhe chamam no Japão, país de onde é originária. Mas ainda não descobri o que significa, assim como também ainda nao investiguei a razão de ser de uma da suas outras designações vernaculares mais estranhas: Japanese cheesewood. Outros nomes: (simplesmente) pitósporo, pitósporo-da-China, pitósporo-do-Japão; pitosporo del Japón, azahar de la China; pittospore du Japon, pittospore odorant ; australian laurel, Japanese pittosporum, japanese mock orange, mock orange. Por curiosidade, refira-se que este último nome não é exclusivo desta planta, designando algumas outras do género Philadelphus, recentemente aqui retratado.
Anterior: Ramalhete de pitósporos

3 comentários :

Anónimo disse...

Lá estamos nós a cruzarmo-nos ...
That is the question! Pois não tinham posto o jardim "limpinho" para a gente andar nele? Sabe como é que lhe chamava o meu filho há mais de 25 anos "Vamos à Rotunda do Leão"? Como ele já não está em casa e é, claro, mais moderno que eu, posso dizer que ficou, para mim a ser, a Rotunda do Burro que tirou os canteiros todos!Abç EP

Rosa disse...

E eu venho aqui mais uma vez encontrar resposta a uma das minhas mais recentes dúvidas. Tenho um arbusto destes que nos últimos dias não deixa ninguém indiferente ao seu intenso perfume, tinha ideia que era um género de pitósporo mas andava com vontade de saber mais, adorei encontrar aqui toda esta informação. Obrigada Manuela

kamunori disse...

«Tobira» é a abreviatura de «Tobira-no-ki», isto é, «árvore da porta», nome oriundo do costume de a plantarem ao pé da entrada das casas, pelos seu suposto poder de espantar os demónios.