03/10/2004

"O maior e mais belo exemplar ..."

.

fotos: mdlramos 0312 -Araucaria angustifolia

Sobre esta Araucária-do-Brasil, localizada em Lordelo, Guimarães, concelho vizinho de Vizela, diz Ernesto Goes o seguinte: «Trata-se do Pino do Pará (sic) ou seja duma espécie do Sul do Brasil e Argentina. Por este facto, muitos emigrantes regressados daqueles países, por saudosismo, têm plantado um ou vários exemplares nas suas quintas, principalmente nas províncias do Minho e Alto Douro.
O maior e mais belo exemplar que conhecemos, fica numa Quinta junto à estrada de Stª Tirso-Guimarães ao Km 33-3 (a 11,5 km de Guimarães). Esta árvore tem as seguintes dimensões: perímetro do tronco a 1,30 m do solo (P.A.P.) -2,95 m.; altura do tronco, limpo de ramos- 20,00 m.; altura total-30,00 m.»

in Árvores Monumentais de Portugal (1984)


Araucária-do-Brasil

Com indicações tão precisas, claro que fui direitinha lá dar.
Na fotografia do lado direito a máquina disparou mais depressa do que eu pensava mas ainda me apanhou de costas... e não há nada como uma figura humana para se ter uma ideia mais precisa das dimensões das árvores. No entanto apesar da sua altura, e devido a estar depois da apertada curva de Lordelo, este "pinheiro-do-Brasil", que segundo me informaram está na "Quinta das Rendas" (?), passa despercebido a quem vier de Guimarães.

No site dedicado à freguesia a que pertence este lugar, e excepção feita ao loureiro, abordado do ponto de vista toponímico, não se faz referência a mais nenhuma espécie, no entanto, para além desta magnífica Araucaria angustifolia, há na zona outras árvores dignas de nota, nomeadamente plátanos de porte momumental (na mesma propriedade), carvalhos (ao pé da velha Igreja Matriz) e ainda um conjunto invulgar de Cupressáceas.

Araucárias-do-Brasil em Vizela e Viseu

7 comentários :

Anónimo disse...

LINDO ESTE EXEMPLAR!!!!
Este Pinheiro-do-Paraná, em Lordelo, é realmente magnífico!!!
Fiquei muito feliz em poder ver esse nosso monumento natural com tanto vigor e tão bem desenvolvido aí nas terras portuguesas.

Parabéns pelo instantâneo...

Anónimo disse...

Português é gênio mesmo...A araucária é do Paraná e não do Pará...

Unknown disse...

Fico feliz em ver um dos granbdes orgulhos do Sul e do Sudeste brasileiros existindo além-mar. Já ameaçada de extinção por aqui, inclusive. (hoje, protegida por lei)

Os portugueses deveriam plantar mais pra descobrirem como é bom comer pinhão assado no fogão a lenha em uma noite fria, hehe..

Abraços.

Anónimo disse...

Uma Araucaria angustifolia em Portugal???? E, pelo jeito, existem várias... Quem diria!

Anónimo disse...

Sei de uma na nacional 10, depois da Póvoa de Santa iria, quem vai em direção a Sacavém, lado direito vê.se bem. Já deve ter uns 20metros. Linda

fadasdolar disse...

Boa Noite. Quem me pode ajudar a encontrar sementes desta variedade? Tenho sementes Araucaria araucana para trocar, mas acabei de ver que a Araucária do Brasil está em maior perigo.

Jacinto Correia disse...

Existe uma Araucària no jardim Conde Ferreira em Tabuaço-Douro- Beira Alta !!!