02/01/2005

Oliveira - Paz

Ainda a própósito do Dia Mundial da Paz...
.
Se bem que na mitologia grega, a oliveira apareça associada à longevidade e esperança, à vitória, à força e à fidelidade, actualmente, sobretudo se aparece sob a forma de um ramito no bico de uma pomba, é como símbolo da paz que impera no nosso imaginário. E isso desde a história antiquíssima relatada no Antigo Testamento.
.
No livro do Génesis (8:11), conta-se que ao fim de 47 dias encerrado na Arca, Noé enviou, prospectivamente e pela segunda vez, uma pomba que voltou finalmente com uma folhinha de oliveira no bico, sinal que a ira de Deus amainara e que as águas do dilúvio estavam a baixar. Não interessa muito para agora o facto de ter sido ainda preciso, segundo o relato bíblico, o aroma aprazível de mais uns tantos animaizinhos a esturricar no altar que Noé então construíu já em terra firme, para serenar por completo os ânimos de YHWH (Yahweh ou Yaywah). O que nos importa para o nosso tema é que desde então, ambas, pomba e oliveira, ficaram associadas à concórdia, à aliança, à paz.
.
As Palomas criada em 1949 e em 1950 por Picasso- a propósito do Movimento pela Paz e que figuram (ver) nos posters dos Congrès Mondial des Partisans de la Paix desses anos- não aparecem com raminhos de oliveira; mas a partir da série de "El rostro de la paz" que celebra o trigésimo aniversário do Partido Comunista em 1950 (era o tempo "des lendemains qui toujours chantaient...") a mansa ave surge com o raminho da árvore sagrada e será pela pena deste artista que se tornará o símbolo Universal da Paz.
..
1959..................................................1961 ...................................... ...... 1962
. 1986, Ano internacional da Paz (selo comemorativo da autoria de Mário Ramos)
Desde então, a Pomba da Paz tem sido redesenhada de modo mais ou menos "réussi" e adoptada sob as mais variadas formas, por diversas intituições e organizações que de um modo ou doutro trabalham em prol desse ideal, como por exemplo os Médicos do Mundo.
«O logotipo de Médicos do Mundo é constituído por uma pomba que representa a paz e é portadora dos cuidados de saúde. As folhas do ramo de oliveira representam os cinco continentes, o azul evoca os elementos da natureza que os unem: mar e céu. A pomba atravessa todas as fronteiras, apontando para o lado direito, representando o futuro. O círculo do logotipo evoca a terra (o mundo de Médicos do Mundo). O nome da associação, Médicos do Mundo, também disposto em círculo, está envolto no simbolismo da imagem e é o espelho das equipas médicas que levam a sua ajuda a todo o mundo. »
.

5 comentários :

Anónimo disse...

a oliveira é sem duvida umas das minhas árvores preferidas, acho-a mesmo inspiradora...
a sua forma transmite uma resistência e vontade de viver espantosas.
ainda a semana passada estive perto de izeda a ajudar na apanha da azeitona e é algo de fascinante ver aquelas árvores, não muito altas, com uma ramada densa a serem, carinhosa, e às vezes violentamente, varejadas para se retirar o seu fruto.
não sei porquê mas associo a oliveira à mulher portuguesa... normalmente baixinha, por vezes rechonchuda mas sempre estoica e resistente, por mais idade que tenha.

vitorsilva

ManuelaDLRamos disse...

Na apanha da azeitona!? Também se ciranda lá por Izeda?

Anónimo disse...

se te estás a referir ao vosso post http://dias-com-arvores.blogspot.com/2005/01/ciranda-cirandinha.html tenho que dizer que não. do pouco contacto que vou tendo com as pessoas e o trabalho no campo nessas bandas é tudo um bocado mais prosaico.
contratam-se uns amigos da cidade ou das aldeias para ir ajudar, paga-se a jeira ou no meu caso um simples almoço no meio do olival com alheiras, salpicões e afins assados nas brasas e a promessa de um garrafão de azeite servem de pagamento.
não vi o romantismo da ciranda mas sim um conjunto de pessoas que até podem nem perceber nada da arte (o meu caso ;) ) e lá vão ajudando para que as coisas não fiquem a monte.

vitorsilva

Anónimo disse...

Olá a todos...

Qiueria dizer que a Paz e o Amor são os principios de vida básicos para o ser human.. Assim sinto com a prática de Yôga.

Abraços

Anónimo disse...

Isso foi lindo um dia na igreja eu limpava os pes de cristo no cruxifixo grande no altar depois que desci da escada tinha um ramito de oliveira debaixo de seus pes eu levei prs casaverde ainda que hermoso jesus e milagroso e adimiravel