03/01/2005

Árvore metálica

.

Fotos: mdlramos 0208 -Odemira ..............................................................Escultura de Aureliano Aguiar
Uma notícia do JN, acerca de um conjunto de esculturas invulgares expostas em Guimarães, das quais se destaca uma "Árvore da Paz" feita com peças velhas de metal e cujos «braços metálicos esticados na direcção do céu parecem pedir misericórdia, o fim das tragédias», permitiu desvendar o mistério da autoria de uma escultura idêntica cuja fotografia se reproduz: o escultor Aureliano Aguiar.
Foi há cerca de dois anos que deparei com esta árvore (a que mais depressa chamaria árvore do trabalho) em Odemira: realmente uma visão extraordinária.
Todavia, e sem desprimor para a obra que muito apreciei e que vale bem a pena observar atentamente de mais perto, esta descoberta não compensou o triste desfecho da viagem que tinha sido empreendida com outro objectivo: encontrar o «maior exemplar» de Carvalho cerquinho (Quercus faginea) «do País», «árvore multissecular, talvez com cerca de 500 anos ou mais» (segundo as palavras de Ernesto Goes, in Árvores Monumentais de Portugal ,1984).
Com efeito deste e doutros carvalhos cerquinhos da Herdade do Reguengo Pequeno mais não restavam que carcaças em decomposição, dizimados que tinham sido por uma doença, cujo nome, a pessoa que nos levou até às árvores (um trabalhador da herdade) não soube identificar.
.
Ver foto de Carvalho cerquinho anteriormente publicada.

1 comentário :

ManuelaDLRamos disse...

Que pena não se poder aceder ao blog onde publicou este texto!(lamento tb a sua não identificação, claro que não é obrigatório, mas neste contexto F. sabe-me a pouco ;-) De qualquer modo obrigada por ter reproduzido aqui o que escreveu então! No ano passado muito se falou entre nós dessas podas mutiladores da cidade de Paredes. Infelizmente não é o único local onde isso acontece e muito trabalho há a fazer para que, como diz, chegue ´o dia em que os rapazes e as raparigas que por aí andam, que ouviram falar de Newton, que leram Sophia e que são amigos dos Ents´, não permitam esse trato ignorante e contraproducente das árvores.