21/01/2005

Obras de Janeiro

Segundo o Almanaque do Horticultor- «Arvoredos: Nesta época deve apressar-se, quando possível, a plantação de árvores frutíferas em geral, quando o horticultor se tenha descuidado de as plantar nos meses de Novembro e Dezembro; se, porém, o terreno for excessivamente húmido, será conveniente a plantação em Fevereiro.
As plantações em Março são perigosas no nosso país; porque a doçura do clima apressa a vegetação, e toda a casta de árvores, frutífera ou não, de folha caduca, deve ser transplantada quando a seiva está em repouso.
Quem quiser obter um bom resultado, tanto em relação ao vigor das árvores, como à abundância de frutos, não deve espaçar, além deste mês, a poda e limpeza das árvores frutíferas.
(...)
Durante este mês também se cortam as árvores destinadas a darem madeira para construções, a qual fica de melhor qualidade por estar a seiva em repouso.»
in Lunário e Prognóstico Perpétuo para todos os Reinos e Províncias por Jeronymo Cortez Valenciano. Reformado e muito acrescentado. Porto : Lello & Irmão, 1980 (obra original do séc. XVIII)
. .
Anteriores: Obras de Julho - Obras de Agosto - Obras de Setembro -Obras de Outubro

Sem comentários :