07/07/2005

"Plátano de Portalegre"

.
Portalegre 2002-08
«O mais célebre plátano do país é o de Portalegre, que se situa num jardim desta cidade, cuja sombra é muito apetecível principalmente no Verão. Esta árvore que foi plantada em 1838 junto a uma linha de água, tem hoje o tronco em grande parte soterrado, em virtude dos aterros sucessivos para nivelamento do actual arruamento (Av. da Liberdade). Está considerado de interesse público por decreto publicado em "Diário do Governo".
Do tronco que presentemente é muito curto, com 5, 26 m de P.A.P., saem inúmeras pernadas que formam uma copa larga e densa, com 27 m. de diâmetro.
É de notar que este plátano, segundo Sousa Pimentel, em 1894 tinha 3 metros de P.A.P. e a copa 24 m. de diâmetro.» Ernesto Goes- in Árvores Monumentais de Portugal ,1984




Adenda- 21 Março de 2007 - depois de ler o interessante texto publicado sobre o dia da árvore (no jardinando sem parar) em que se refere esta árvore classificada, resolvi acrescentar as seguintes informações:
Junto deste plátano encontram-se duas placas comemorativas: a que vemos na fotografia assinala a comemoração dos 160 anos da árvore e data de Dezembro de 1998; numa outra pequena lage (ver foto) datada de Junho de 2000, assinalando o Dia Mundial do Ambiente, pode ler-se que a árvore foi classificada de interesse público em 1939 e que as suas dimensões eram então as seguintes: diâmetro da copa- 46 metros; perímetro do tronco: 5,66 m. ; altura: 30 metros.

Ver aqui e aqui duas interessantes fotografias antigas deste plátano, nos anos 40 do século XX e dos anos 80 do século XIX.

...........

5 comentários :

Mário Casa Nova Martins disse...

O Ex-libris de Portalegre.

Cumprimentos.

JDACT disse...

Excelente trabalho.
Obrigado. «A Bela» cidade de Portalegre agradece.
Com amizade.
JDACT

Anónimo disse...

ei.que baita coincidencia. estou no Brasil, proximo a uma grande capital chamada Porto Alegre. Estou procurando noticias sobre platanos pois aqui ha muitos, e cruzei com seu blog.
parabens, gostei muito
marcelo

Anónimo disse...

Olá , alguem sabe informar se o platano aceita poda .

Paulo Araújo disse...

Aceitar, aceita - no sentido de que o plátano é uma árvore resistente aos maus tratos. Mas se a poda for radical, deixando-o quase sem copa, o plátano perde toda a sua beleza e utilidade.