08/09/2005

Pinheiros mansos em Serralves

.



Pinheiros mansos (Pinus pinea) centenários em Serralves fotografados ontem

Que eu tenha conhecimento, este epíteto de manso apenas aparece na nossa língua. São mansos estes pinheiros por oposição ao chamados pinheiros bravos ou marítimos (Pinus pinaster). .

Em francês o P. pinea é conhecido por "pin parasol","pin pinier" e "pin pignon"; em língua inglesa por "umbrella pine"ou "stone pine"; e em italiano e espanhol por "pino da pinoli" e "pino pinonero" respectivamente, devido à forma da sua copa por um lado e às suas sementes duras, os pinhões, com uma amêndoa branca comestível. Às sementes dos pinheiros bravos, não comestíveis, chamam-se peniscos.

(Ver outra fografia destes pinheiros mansos ao pé do prado em Serralves.)
. .

6 comentários :

Pedro disse...

à lista dos pinheiros no Porto ficam a faltar aqueles dois fantásticos no início da rua S. João de Brito :)

Anónimo disse...

Na linguagem corrente, o pinheiro manso também é designado por pinheira, o que dá muito jeito às descrições das aparições das diferentes Nossa(s) Senhora(s), pois acontecem sempre em árvores ou arbustos femininos. A pinheira não é excepção.

ManuelaDLRamos disse...

É verdade esses pinheiros do "Pinheiro Manso" são meus vizinhos há já uns largos anos: passos por eles quase todos os dias! Já os fotografei até de dentro do carro, quando estou parada nos semáforos. ;-)
....
Quanto à pinheira, é interessante essa observação! É mesmo assim? Agora vou andar mais atenta. Já publiquei aqui umas quadras com uma Nossa Senhora a apanhar pinhas mas as árvores apenas são referidas colectivamente: pinheiral.
Muito obrigada pelo comentário.

António Viriato disse...

São muito interessantes estas pequenas explicações sobre as nossas sempre boas companheiras árvores. Assim, quase colhemos um serviço público ao aqui entrar, porque, além de um deleite para a vista, o Dias com árvores oferece-nos também a informação das espécies nele ilustradas. Saudemos a perseverante e benfazeja actividade dos seus autores.

Anónimo disse...

O Pinheiro Manso (Pinus pinea), aqui tão bem retratado, poderia ser a mesma árvore que vemos com freqüência nas paisagens típicas de filmes representando o ambiente romano? Sempre via imagens da "Via Appia" e outras assemelhadas, onde me chamava muito a atenção o perfil de umas árvores "umbeliformes", muito típicas e que logo me remetiam ao tempo do Império Romano...
Seriam árvores desta espécie, a que estou me referindo??

Grato pela atenção.

ManuelaDLRamos disse...

Tem razão caro Robson, creio ser esta espécie o pinheiro a que se refere. Há dois ou três anos numa viagem a Itália fiquei espantada com os pinheiros mansos da cidade de Roma. Havia-os enormes e em grande número: lindíssimos. Aliás é interessante notar (e acho que vou acrescentar ao texto)o facto de os italianos também chamarem ao Pinus pinea pino domestico, p. italico o que é prova da grande abundância dessa espécie no país.
Muito obrigada pelos seus comentários