20/02/2006

Carvalhos e carvalhas, carvalheiros e carvalheiras

.
«Ou pela idade , ou pela copa, ou pelo vigor, distingue-se, sobretudo no Norte e na Beira, carvalho de carvalha, carvalheira, e trave: carvalha é a planta já velha (cf. sobreira, supra), que se desenvolve amplamente em contraste com carvalho, que sobe muito.
Uma vez perguntando eu a um aldeão de Trás-os-Montes em que é que o carvalho se distingue da carvalha, ele repondeu-me por gestos, como um inglês: o carvalho...(e ergueu o braço direito e a mão para o ar); a carvalha.... (e estendeu os dois braços, cada um para o seu lado).

Carvalho em Felgueiras parece que é o carvalho que em parte se corta, e depois rebenta viçosamente: cf. em Braga o Campo das Carvalheiras, que uma vereação arboricida mandou derrubar, não deixando sequer um árvore para documentação viva do onomástico.
Trave designa em Felgueiras o carvalho, quando, em plena vegetação, se torna apto para a construções: e é talvez a esse especial sentido que se ligam os nomes de terra Travassos e Travaçós, que estudei nos Ópusculos, III, 397.
No Cadaval (Peral), em vez de carvalho, dizem carvalheiro; é curioso notar que Brotero, II, 332, citando carvalheiro remete para carvalho.
No Alto-Alentejo, carvalheira designa os rebentos do carvalho em volta do tronco, e os carvalhinhos nascidos perto do carvalho onde cai a lande. »
José Leite de Vasconcelos, Etnografia portuguesa: tentame de sistematização. Lisboa : IN-CM, 1958-1988, vol. II, p.66 (Ler parágrafos anteriores transcritos aqui a propósito do Carvalhal de Tibães)

E em Beijós como será?
O que distinguirá nessa freguesia de Carregal do Sal os carvalhos das carvalhas?
Conseguirão salvar-se as últimas carvalhas do Parque Arnaldo de Castro da rolagem que mutilou já 11 árvores soberbas? Pelo menos foi lançado um SOS . Terá resposta? Ou será o património (neste caso arbóreo) mais uma vez vítima da prepotência, insensibilidade e incultura?
.

2 comentários :

Anónimo disse...

Obrigado pelos esclarecimentos sobre o género dos carvalho(a)s.

Já tive essa discussão com amigos e também me escudei na sabedoria popular porque mais não tinha ,,,afinal parece que não errei muito !!!

ManuelaDLRamos disse...

Caro roger.a a designação genérica de carvalhos (etc.) abrange espécies distintas do género Quercus (que também inclui as azinheiras e os sobreiros)
Há bastante "literatura" sobre o assunto. Para já e para ajudar na sua pesquisa ficam aqui os apontadores para estas fichas do Naturlink sobre algumas espécies de carvalhos que se podem encontrar em Portugal:

Carvalho-roble, ou Carvalho-alvarinho
Caravalho-português ou Carvalho-cerquinho
Carvalho-negral

Veja tambem aqui
Muito obrigada por comentar