26/02/2006

Salix babylonica - Vizela

.

Salgueiro chorão no Parque das termas em Caldas de Vizela no Outono de 2004.
O porte gracioso, os longos ramos pendentes e as características folhas lanceoladas fizeram com que se tornasse a espécie do género Salix mais apreciada nos jardins públicos e privados.
No entanto, negando-lhes a sua vocação ornamental e afrontando todos os que têm um mínimo de sensibilidade e sentido estético, ano após ano, estas árvores continuam a ser drasticamente podadas ficando por vezes durante longas semanas com as pernadas reduzidas a uns tocos atrozes! Esperemos que isso nunca aconteça à árvore da fotografia, um dos mais bonitos exemplares que conheço.

3 comentários :

Ponto Verde disse...

Belíssima imagem e árvore.

Anónimo disse...

É preciso mesmo ter cuidado com as podas e acerca deste parque o cuidado deve ser redobrado. Pelo que vou vendo por Vizela, algumas das árvores não estão a ser muito bem tratadas, especialmente os plátanos. Espero, muito sinceramente, que o senhor que poda drasticamente não meta a sua tesoura incontrolável no parque. O Parque não merece.

Anónimo disse...

Esta árvore infelizmente já não se encontra aí tendo ficado apenas o lago onde às vezes podemos patos nos seus afazeres.