12/07/2010

O curral do paraíso



     Presently, the cow’s audience-appeal began to wane. It was a fine cow, as
cows go, but, like so many cows, it lacked sustained dramatic interest.

P. G. Wodehouse, The custody of the pumpkin
Achamos que as vacas são animais lerdos e quebradiços, sempre em risco de desabar sob o seu próprio peso. Os cumes rochosos do Gerês fizeram-se para corços, cabras e - vá lá - para cavalos, não para bovinos pachorrentos. Mas se, depois de três ou quatro horas a saltar de pedra em pedra em troços onde o equilíbrio e a agilidade são duramente testados, deparamos com um curral ocupado por um pacífico rebanho, ocorre-nos perguntar como é que os animais lá chegaram. Terão sido baixados de helicóptero? Não é porém crível que os pastores da serra disponham dos celebrados meios aéreos que são notícia todos os verões. Somos forçados a admitir que vacas, touros e vitelos se deslocaram para o local pelos seus próprios meios.

Aliás, não é preciso ser-se zoólogo para adivinhar a proveniência dos grossos poios que, aqui e ali, encontramos pelo caminho. Recomenda-se até que lhes prestemos tão grande atenção como às mariolas que nos indicam o rumo. E às provas indirectas vem juntar-se o testemunho dos sentidos, quando vemos uma vaca perseguida encosta acima, é verdade que a velocidade moderada, por um jovem touro. Encosta essa, diga-se, onde nós bípedes dificilmente arriscaríamos os ossos.

Esses quadrúpedes que se vêem a pisotear as intragáveis abróteas são pois acrobatas de respeito. Dominam a serra e merecem bem o descanso no curral a que, sem grande exagero, chamaríamos paradisíaco. Pois o paraíso - ou a terra prometida - não se faz só das suas qualidades intrínsecas, mas também do contraste com a envolvente e da maior ou menor dificuldade em lá chegarmos. Os cumes rochosos em volta não têm árvores nem abrigos, são impiedosamente agrestes na sua grandeza tingida pelo roxo das urzes. Mas bastam uma nascente de água e uma nesga de solo para que surja um prado verdejante à sombra de grandes carvalhos.


Curral do Conho - Serra do Gerês

Sem comentários :