Reunião de assembleias
......Não é só o rio que não se repete. / Nada pode ser contemplado duas vezes nos teus olhos.
......Mario Benedetti
Já nos cruzámos com uma Iberis procumbens em São Jacinto, mas na altura estávamos de saída e mal a apresentámos. As assembleias-das-areias são da subespécie procumbens por terem pequena estatura e tendência para preguiçar deitadas. São endémicas do litoral atlântico da Península Ibérica, com floração de Abril a Agosto para encantar quem nessa altura procura o céu de azul e areia.
A subespécie microcarpa é portuguesa, e o seu habitat restringe-se a terrenos incultos e calcários do litoral centro, desde o Mondego à Serra da Arrábida. As flores, a tender para o lilás, agrupadas em inflorescências densas niveladas no topo da planta, são também de Primavera-Verão. As quatro pétalas de cada flor estreitam-se na base, como é frequente nas crucíferas, e dispõem-se de modo que as duas pétalas mais longas fiquem no bordo do arranjo a seduzir borboletas. O fruto, com duas sementes aladas, lembra aquelas guloseimas de açúcar caramelizado fixas num palito para se segurar enquanto se lambe — e o nome vernáculo inglês é candytuft.
3 comentários :
É linda e mimosa esta flor.
E a propósito de Mario Benedetti ele também diz: "Quando pensamos que temos todas as respostas, de repente as questões mudam."
Obrigada, Carolina, pelo apontamento gentil.
[E eu acrescento que é uma ventura ter perguntas.]
Tão bonitas...
Enviar um comentário